Este projeto nacional teve início em 1969, de forma independente pela Volkswagen do Brasil e lançado em 1972. Foi desenvolvido na plataforma da Variant, com motor 1.7 de 75cv. A Volkswagen criou o SP2 para competir com o Puma. O desenho de Senor Schiemann agradava e a posição de dirigir bem próxima do chão também. O problema, é que por ser pesado, não vencia o bom desempenho do Puma, que tinha a mesma potência mas era bem mais leve. Sua produção durou apenas 4 anos, com aproximadamente 10.000 unidades fabricadas.
Curiosidades:
- O nome SP 2, foi uma homenagem a São Paulo, Estado onde o carro foi projetado;
- Em março de 1971, no Prédio da Bienal (Parque do Ibirapuera - SP), acontecia a Feira da Indústria Alemã. Entre as atrações, estavam uma Mercedes C-111, um esportivo da cor laranja, com portas asas de gaivota e no estande da Volkswagen brilhavam duas versões de um modelo inédito da indústria nacional, o SP 1 e o SP 2. Com motores 1.6 e 1.7, respectivamente;
- Na última semana de junho de 1972 havia tumulto nas concessionárias para conhecer o carro. Dizem que um revendedor precisou chamar a polícia, pois já passava das 22h e as pessoas não saíam de perto do carro!!!
- Pelo preço de um SP 2, podia-se levar dois Fusca 1300.
- Figurinha carimbada por colecionadores de Volkswagen espalhados pelo mundo, algumas centenas do SP 2 foram exportadas.
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 17,4 s;
- Velocidade Máxima: 153km/h;
- Frenagem 80 km/h a 0: 26,2m
- Motor: traseiro, 4 cilindros contrapostos, 1678cm
- Potência: 75 cv a 5000 rpm;
- Torque: 13mkgf a 3400 rpm;
- Câmbio: manual de 4 marchas;
- Suspensão dianteira: independente;
- Suspensão traseira: independente, braços longitudinais simples;
- Dimensões: comprimento, 421 cm; largura, 161 cm; altura, 116 cm;
- Peso: 890 kg;
- Preço Julho de 1972: Cr$29.900,00.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir